METODOLOGIA DE TRABALHO

Nossas aulas Têm a multidisciplinaridade como eixo norteador da(s) metodologia(s) aplicada(s). Estas, que levam a compreensão, por meio da conexão de conceitos e aplicações, dos assuntos discutidos.

Temos aulas individualizadas e em grupo, de forma presencial ou online, para o níveis: Fundamental, Médio e Universitário.

Dentre algumas dificuldades muitos estudantes (principalmente no tangente a Física) demonstram a de "conciliar" teoria e praticas, ou sejam, os conceitos mostrado pelo(a) professor(a) e a aplicação da teoria apresentada, principalmente na hora de resolver exercícios apresentados.

Com mais de 25 anos de experiência (ensino básico e superior), trabalhamos com abordagens discursivas e interativas de maneira contextualizada - considerando o conhecimento que o(a) aluno(as) já possui. Onde, envolvemos reflexões sobre conceitos que abrangem as disciplinas estudadas (abordagem conceitual) e a execução de práticas com resoluções de exercícios (abordagem prática).

Isso fundamenta nosso método próprio de trabalho (que denominamos de Estratégia ICAR), que "pega" como escopo, o nível em que se encontram os(as) educandos(as), para (daí) irmos avançando na construção de novos conhecimentos, desenvolvendo assim, novos blocos.

A ICAR no auxílio da construção de novos conhecimentos

Optamos pela utilização da Estratégia ICAR (esta que é uma idealização nossa) para uso de discursos e abordagens em nossas aulas, onde nesta tomamos como base (inicial) um conceito (dentre muitos) que definem o "conhecimento" de uma forma geral, como sendo "o ato de conhecer, aprender...", conforme feito por muitos "dicionários" e estudiosos que tratam do tema.

No entanto, "conhecer, aprender" (i) o que?; (ii) para que?; (iii) como? e principalmente (antes de que qualquer coisa, considerar o) (iv) quem vai aprender?

Dentro deste contexto (de maneira fundamental) e usando em resposta (reflexão) às indagações postas, entendemos que este dito "conhecimento" (para nossos objetivos) está composto por 03 (três) elementos básico que o cercam: (1) o sujeito, como àquele que aprende; (2) o objeto, sobre o qual se aprende e a (3) representação, ou seja, a maneira com a qual se aprende/conhece.

E ainda, podemos pôr neste cenário construído que, temos o "empirismo" e no "racionalismo" duas teorias essenciais para trabalharmos (nossa metodologia) para construção de novos conhecimentos e/ou blocos destes, isso diante indivíduos e/ou conjunto. Para assim atingirmos o(s) objetivo(s) almejado(s).

NOSSA METODOLOGIA tem a interdisciplinaridade como eixo norteador da(s) estratégia(s) aplicada(s). Nela, o(a) estudante é (também) protagonista de seu próprio plano de aula.

Ambiente Virtual de Conteúdos

2022 - Julio Cesar Sousa | Físico Professor - Todos os diretos reservados