GALERIA de FUNDAMENTOS

Esta galeria, exibe alguns dos principais fundamentais e/ou ideia (dentro de uma linha de raciocínio) que embasa o pensamento e a metodologia que utilizamos, visando uma aprendizagem no ensino de Física e Matemática.

Aristóteles (384 a.C - 322 a.C.)

René Descartes (1596 - 1650)

Galileu Galilei (1564 - 1642)

Isaac Newton (1643 - 1727)

Não a toa e além do óbvio (da linha do tempo) destas 04 (quatro) e ilustres personalidades acima fazerem parte de nossa galeria e a considerarmos importante estarem aqui. É uma "linha de pensamento" de cunho pessoal do idealizador deste instrumento, que segue a seguinte lógica e justificativa. Isso considerando a evolução da Ciência pelo âmbito ocidental.

ARISTÓTELES, um dos grandes (talvez o maior) pensador de sua época, apesar de suas afirmativas errôneas (para época de hoje) abriu caminho para pensamento, dúvidas e contestações sobre aquilo que dizia. Ou seja, "...Aristóteles está errado nisso, vamos provar..." (mais ou menos assim). E assim seus pensamentos - bem como a separação da Física da Metafísica fez com que (de certo modo) houvesse uma evolução na ciência e conceito da física que temos atualmente. Ainda que tenha demorado certo tempo para que isso ocorresse. Mas, isso devido a outros fatores.

Desta forma, de dentro do pensamento aristotélico GALILEU retira e aprofunda seus estudo do movimento (dentre outros, claro) que abre - juntamente com outros pensadores - caminho para que NEWTON pudesse elaborar sua teoria que viria a provocar uma revolução no mundo (então) moderno da ciência e do entendimento que se tinha naquele momento do universo.

E DESCARTE, devido a seu pensamento "metódica" a forma de por certa ordem no fluxo (do processo) mental com suas ideias cartesiana, proporcionou (e proporciona) que pensamentos e ideias pudesse tomar um novo rumo, agora científico.

Primeira Conferência de Solvay, em 1911 

Albert Einstein (1879 - 1955)

Max Planck (1858 - 1947)

Nesta linha evolutiva da ciência, e mais uma vez, séculos depois (e ainda sob os mesmos obstáculos de outrora) essa duas figuras ilustres representam (a nosso ver) a vanguarda da física moderna. 

EINSTEIN, assim como os anteriores, ouso com sua Teoria da Relatividade, contestar o que a história até então tinha como incontestável, posto por Newton (por exemplo). Isso já fundamentando-se em pensamentos semelhantes, sobre um novo mundo, um mundo micro, posto nas ideias de PLANCK, um pouco antes, que de certa maneira deram uma nova ambientação para à mecânica dos corpos.

E vale colocar também que - ao contrário do passado - esses dois já faziam parte de um mundo em que a aproximação e troca de ideias entre seus pares lhe permitiam uma maior "velocidade" na evolução dos estudos dos quais participavam. A interação de conhecimento era maior, o que proporcionava um melhor resultado.

David Ausubel (1918 - 2008)

Mikhail Bakhtin  (1895 - 1975)

Lev Vygotsky (1896 -1934)

E finalmente estes três ilustres, com o pensamento na linha de aprendizagem abraçado por estudiosos da "educação". VYGOSTSKY com sua linha interacionista e suas zonas proximais (dentre outras) apesar de ter demorado a chegar até aqui, por questões de nacionalidade e uma cultura errônea de pensamentos ditos capitalista. Em que o mesmo Lev, "bebeu um pouco das águas" de BAKHTIN e seus pensamentos sobre a linguagem como grande contribuição para estudo da aprendizagem. Sendo que estes (seus pensamentos) têm dado grande contribuição dentro do processo ensino-aprendizagem daquilo que hoje chamamos ciência. Pois, sua linha de pensamento aliada àquelas do "conhecimento prévio" pregrada e fundamentada por AUSUBEL, tem proporcionado estudo (satisfatórios) no ensino de ciência, já que esta, faz parte do meio de qualquer sociedade e que pode ser entendida e aprendida desde o cotidiano de cada pessoas em (con)vivência coletiva.

Ambiente Virtual de Conteúdos

2022 - Julio Cesar Sousa | Físico Professor - Todos os diretos reservados