Esta galeria, exibe alguns dos principais fundamentos e ideia, de uma linha de raciocínio que embasa o pensamento e a metodologia que utilizamos, visando uma aprendizagem no ensino de Física e Matemática.
Não a toa e para além do óbvio (da linha do tempo) destas 04 (quatro) e ilustres personalidades acima fazerem parte de nossa galeria e as considerarmos importante estarem aqui. É uma "linha de pensamento" de cunho pessoal do idealizador deste instrumento, que dá significado a nossa metodologia e que segue a seguinte lógica e justificativa. Isso considerando a evolução da Ciência, pelo âmbito ocidental.
ARISTÓTELES, um dos grandes e talvez, o maior pensador de sua época, apesar de suas afirmativas errôneas (considerando tempo atuais) abriu caminho para pensamentos, dúvidas e contestações sobre aquilo que dizia. Ou seja, "...Aristóteles está errado nisso, vamos provar...", mais ou menos assim. E assim, seus pensamentos, bem como, a separação Física/Metafísica fez com que, de certo modo, houvesse uma evolução na ciência e conceito da física que temos atualmente. Ainda que tenha demorado certo tempo para que isso ocorresse. Mas, isso devido a outros fatores, principalmente culturais e de "poder político religioso".
Desta forma, de dentro do pensamento aristotélico GALILEU retira e aprofunda seus estudo do movimento (dentre outros, claro) que abre, juntamente com outros pensadores, caminho para que NEWTON pudesse elaborar sua teoria que viria a provocar uma revolução no mundo, na ciência e no entendimento que se tinha naquele momento, do universo.
E finalmente chegamos a DESCARTE, que, devido a seu pensamento "metódico" a forma de pôr certa ordem no "fluxo do processo mental" com suas ideia cartesiana, proporcionou (e proporciona) que pensamentos e ideias pudesse/possam tomar novos rumos, agora científico.
Nesta linha evolutiva da ciência, e mais uma vez, séculos depois e ainda sob os mesmos obstáculos de outrora, essa duas figuras ilustres a seguir, representam (a nosso ver) a vanguarda da física moderna, por sua contribuição significativa de abrir caminhos para seguir em frente.
EINSTEIN, assim como os anteriores, ousou com sua Teoria da Relatividade, contestar o que a história até então tinha como incontestável, posto por Newton. Isso já fundamentando-se em pensamentos semelhantes, sobre um novo mundo, um mundo micro, posto nas ideias de PLANCK, um pouco antes, que de certa maneira deram uma nova ambientação para à mecânica dos corpos.
E vale colocar também que, ao contrário do passado, esses dois já faziam parte de um mundo em que a aproximação e troca de ideias entre seus pares lhe permitiam uma maior "velocidade" na evolução dos estudos dos quais participavam. A interação de conhecimento foi maior que de outrora, o que proporcionou melhores resultados considerando épocas de Aristóteles a Newton.
E "por fim", estes três aparecem com a influência de seus pensamentos na linha de aprendizagem abraçado por estudiosos da "educação".
VYGOSTSKY com sua linha sociointeracionista e suas zonas proximais (dentre outras) apesar de ter demorado a chegar até aqui (ocidente) por questões de nacionalidade e uma cultura errônea embasados em pensamentos de um modo de produção capitalista. Lev, "bebeu um pouco das águas" de BAKHTIN e seus pensamentos sobre a linguagem como grande contribuição para estudo da aprendizagem. Sendo que estes (pensamentos) têm dado grande contribuição dentro do processo de ensino e aprendizagem do que hoje chamamos ciência. Pois, sua linha de pensamento aliada àquelas do "conhecimento prévio" disseminada por AUSUBEL, têm proporcionado estudos satisfatórios no ensino de ciência, já que esta, faz parte do meio de qualquer sociedade e que pode ser entendida e aprendida desde o cotidiano de cada pessoas em (con)vivência coletiva.
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